Qual o destino, senhor?

Este será meu diário de bordo rumo a minha primeira empresa. Quero postar aqui, cada passo, cada descoberta, cada tropeço e cada aprendizado. Repassar conhecimento e experiência mas principalmente aprender.
Aos interessados e viajantes com o mesmo destino, uma boa viagem!

domingo, 6 de janeiro de 2008

O poder das Pessoas

O que seria de uma ideia sem pessoas capazes e adequadas para exerce-la. Ou seja, transpor-la do plano imaginario para o concreto?

Tenho lido muito sobre estruturação de planos de negócios para investidores e um ponto especifico e bastante enfatizado é o papel da equipe por de trás da idéia.

Boas ideais e provavelmente melhores que a sua estão "literalmente" voando por ai. Elas podem ser o "pulo do gato" no primeiro momento, mas sem suporte não se tornam perenes. O que realmente dará "sustância" a sua empreitada e convencerá o seu futuro investidor será o potencial e a experiencia da equipe em torno da mesma. Pessoas com a cabeça nas nuvens, capazes de vislumbrar e apaixonar-se por uma ideia, mas de pés no chão, com capacidade de execução e concretização.

Um passagem do livro Poder das idéias faz uma distinção bastante interessante sobre isto. Fala-se de criar e desenvolver as idéias. Por mais antagônico que possa parecer, a criação não e a parte mais difícil do processo; estas acontecem o tempo todo. O desenvolvimento de tornar-la real e tangível é que é árduo. E sem uma equipe certa e preparada... Imaginem!

Durantes estes quase 4 anos desde a concepção inicial da minha idéia (sua criação) venho compartilhado-a com algumas pessoas.
Além de procurar aceitação pública (para ter certeza que não era "coisa de doido"), estava ali testando a possibilidade de encontrar futuros sócios e parceiros. De todos que pude identificar potencial, muitos se interessaram e alguns não deram muita bola. Dos interessados, todas as contribuições foram validas (desde o grupo do projeto tecnico na universidade aos colegas de pos-graduação) e sou imesamente grato pelo trabalho e aprendizado conjunto prestado.
Entretanto, algumas dessas pessoas se sobressaíram, tanto em seu potencial quanto pela paixão pela oportunidade empreendedora. Desde então conto com estes para a minha futura equipe e tenho certeza que estes contam comigo: somos a tripulação.

Boa viagem!

Nenhum comentário: