Qual o destino, senhor?

Este será meu diário de bordo rumo a minha primeira empresa. Quero postar aqui, cada passo, cada descoberta, cada tropeço e cada aprendizado. Repassar conhecimento e experiência mas principalmente aprender.
Aos interessados e viajantes com o mesmo destino, uma boa viagem!

sábado, 19 de janeiro de 2008

Adeus... Mas de casa nova!

Enfim! Estou de casa nova!


www.rotaempreender.com

Ela ainda não está 100% (e espero nunca estar) mas vai chegar lá.

Realizei o sonho da casa própria: não vivo mais de aluguel do Blogger ;) . Não que ele seja um locador ruim, mas nada como morar em algo que é seu.

Estou usando o WordPress agora, uma ferramenta Open Source super prática e customizável para montar e suportar o blog. Você provavelmente poderá ter alguns contratempos no começo, (principalmente se nao tiver um pouco de familiaridade com hospedagem de webpages) como a contratação do host e instalação dos softwares.Mas depois, é so alegria. O Wordpress leva a expereincia de blogar a um novo patamar! Parabéns a comunidade WordPress.

Gastei horas e horas do meu ócio produtivo desde o meu último post preparando meu novo lar. Espero agora poder voltar meu foco ao empreendedorismo!

Vou descontinuar as postagens neste endereço ok?

Agora somente www.rotaempreender.com

O que acharam da “nova fachada”? Espero todos lá!!

Boa viagem!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Chama que não pode apagar

Alguns dizem que é genético: ou você já nasceu com, ou culpe seus pais.
Outros dizem que é algo que se aprende nos livros e com a vida.
Eu já prefiro seguir uma terceira via, um caminho do meio que ao mesmo tempo é um "caminho ao contrário":

Todos nós já nascemos com a chama empreendedora. Não é genética e nem aprendizado. É um estado de espirito intrínseco a nossa concepção. Faz parte do SER humano.

Esta era a boa notícia. A má é que infelizmente não são todos que tiveram a oportunidade de manter-la acesa. Muitas destas chamas se apagaram ou se enfraqueceram com o tempo.
Podemos perceber ações de efeito "tampão" do empreendedorismo em toda a nossa trajetória de vida; que vai desde os "des-estímulos" indiretos de nossa criação as pequenas atitudes (ou falta delas) no nosso dia a dia. O espirito empreendedor é uma chama que deve ser sempre cultivada, alimentada. Parafraseando Fernando Pessoa novamente:
"(...) Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo."
Ou seja, tornemos nós mesmos o combustível dos nossos ideais.

Boa Viagem!

domingo, 6 de janeiro de 2008

O poder das Pessoas

O que seria de uma ideia sem pessoas capazes e adequadas para exerce-la. Ou seja, transpor-la do plano imaginario para o concreto?

Tenho lido muito sobre estruturação de planos de negócios para investidores e um ponto especifico e bastante enfatizado é o papel da equipe por de trás da idéia.

Boas ideais e provavelmente melhores que a sua estão "literalmente" voando por ai. Elas podem ser o "pulo do gato" no primeiro momento, mas sem suporte não se tornam perenes. O que realmente dará "sustância" a sua empreitada e convencerá o seu futuro investidor será o potencial e a experiencia da equipe em torno da mesma. Pessoas com a cabeça nas nuvens, capazes de vislumbrar e apaixonar-se por uma ideia, mas de pés no chão, com capacidade de execução e concretização.

Um passagem do livro Poder das idéias faz uma distinção bastante interessante sobre isto. Fala-se de criar e desenvolver as idéias. Por mais antagônico que possa parecer, a criação não e a parte mais difícil do processo; estas acontecem o tempo todo. O desenvolvimento de tornar-la real e tangível é que é árduo. E sem uma equipe certa e preparada... Imaginem!

Durantes estes quase 4 anos desde a concepção inicial da minha idéia (sua criação) venho compartilhado-a com algumas pessoas.
Além de procurar aceitação pública (para ter certeza que não era "coisa de doido"), estava ali testando a possibilidade de encontrar futuros sócios e parceiros. De todos que pude identificar potencial, muitos se interessaram e alguns não deram muita bola. Dos interessados, todas as contribuições foram validas (desde o grupo do projeto tecnico na universidade aos colegas de pos-graduação) e sou imesamente grato pelo trabalho e aprendizado conjunto prestado.
Entretanto, algumas dessas pessoas se sobressaíram, tanto em seu potencial quanto pela paixão pela oportunidade empreendedora. Desde então conto com estes para a minha futura equipe e tenho certeza que estes contam comigo: somos a tripulação.

Boa viagem!

sábado, 5 de janeiro de 2008

Livros que diminuem o meu conhecimento... Mas aumentam minha sabedoria

Discordo do dito popular de que "os livros são o poço do conhecimento".
Os livros são o poço da sabedoria!
Quantas vezes ao nos debruçarmos sobre livros, nos deparamos com algo antes nunca pensado ou mesmo imaginado; é aquela gostosa sensação de "Nossa... é mesmo! Nunca havia pensado nisto". Neste exato momento percebemos a insignificância do nosso conhecimento pessoal perante o conhecimento coletivo ou oque ainda esta para ser conhecido.

Os livros, sim, nos mostram quão pouco sabemos.
O conhecimento vai muito alem do que nossa ignorância pode imaginar. Mas a sabedoria em reconhecer este fato os livros podem nos dar.

"Só sei de que nada sei!", "Não conheço nada alem do fato da minha ignorância!" - Sócrates
sábio este tal de Sócrates, né!?

Livros que atualmente testam a minha ignorância:
  • O Poder das idéias - Ricardo Bellino
  • Empreendedorismo de Base Tecnológica - Cozzi; Judice; Dolabela; Filion
  • Dominando os Desafios do Empreendedorismo - Birley; Muzyka
  • O meu próprio Negócio - Rogério Chér
  • Empreendedorismo | A viagem do sonho - Fernando Dolabela
  • Administração Estratégica - Serra; Torres; Torres
Muitos foram selecionados e alguns sugeridos. Pretendo ler todos (ou parte de todos). Quero compartilhar em próximos posts o melhor que puder extrair de cada um.
Alguem tem alguma sugestão?

Boa viagem!